Top 5 alimentos ricos em vitamina D

Compartilhe:

Alimentos que contêm naturalmente altos teores de vitamina D são relativamente limitados. No entanto, aqui estão alguns exemplos de alimentos que podem ser boas fontes desse nutriente:

  1. Peixes gordurosos: Salmão, atum, cavala e sardinha são excelentes fontes de vitamina D. Eles possuem altos níveis de vitamina D3, a forma mais ativa da vitamina D. O salmão, por exemplo, possui 794UI de vitamina D3 a cada filé de 100g.
  2. Fígado de boi: O fígado bovino é uma fonte significativa de vitamina D, sendo uma das melhores fontes entre os alimentos de origem animal. Aproximadamente 100g de bife de fígado provém 42 UI
  3. Cogumelos: Alguns tipos de cogumelos, como os cogumelos shiitake e os cogumelos maitake, podem conter vitamina D2, uma forma menos ativa da vitamina, mas que ainda é útil para o corpo. O shitake, por exemplo, possui 800UI de vitamina D2 a cada 50g.
  4. Gema de ovo: A gema de um ovo grande oferece 37 UI de vitamina D. 
  5. Leite integral:  190ml tem 78 UI de vitamina D, além de já contar com uma boa fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os músculos e os ossos.

Incluir esses alimentos na rotina alimentar junto da exposição solar, por no mínimo 15 minutos sem filtro solar e, se necessário, a suplementação da vitamina D é o caminho ideal para alcançar os níveis ideais de vitamina D no organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 8 =

Veja também: